PARKINSONISMO ATÍPICO
No campo das doenças neurológicas, o Parkinsonismo Atípico se destaca como uma condição complexa e desafiadora.
Parkinsonismo Atípico é uma condição neurológica complexa que se manifesta de forma diferente do Parkinsonismo clássico. Com a finalidade de buscar compreender melhor seus impactos na vida dos pacientes e suas famílias, neste texto, exploraremos características, causas e abordagens terapêuticas desse distúrbio.
O QUE É O PARKINSONISMO ATÍPICO?
Parkinsonismo Atípico é um termo que se refere a doenças progressivas que se apresentam com alguns dos sinais e sintomas da doença de Parkinson, porém com características distintas e mais complexas. O Parkinsonismo Atípico envolve uma degeneração mais ampla do sistema nervoso central, afetando não apenas os movimentos, mas também outras funções do organismo.
As formas mais comuns de parkinsonismo atípico incluem:
- Síndrome de múltiplos sistemas: um distúrbio progressivo causado pela perda de células nervosas em áreas específicas do cérebro que controlam uma variedade de funções do corpo, causando distúrbios de mobilidade, equilíbrio e funções autonômicas do corpo, como controlar a bexiga, por exemplo;
- Paralisia supranuclear progressiva: é uma doença neurológica degenerativa rara causada por danos a estruturas neuronais relacionadas ao equilíbrio, movimento, raciocínio/pensamento, controle da movimentação dos olhos para baixo e para cima;
- Degeneração corticobasal: também conhecida como Degeneração Ganglionar corticobasal, leva à perda de tecido cerebral (especialmente na área frontal e parietal do córtex cerebral) bem como em estruturas cerebrais profundas relacionadas ao movimento, sendo caracterizada por um quadro de perda de habilidades cognitivas como planejamento e execução de tarefas.
- Demência por corpos de Lewy: muito semelhante à doença de Alzheimer, inclui perda de memória, desorientação e problemas para se recordar, pensar, compreender, se comunicar e controlar o comportamento. Os sintomas psicóticos como alucinações, delírios e paranóias são mais comuns na demência por corpos de Lewy e as alucinações tendem a ocorrer mais cedo.
QUAIS OS SINTOMAS DO PARKINSONISMO ATÍPICO?
As características clínicas do parkinsonismo atípico são semelhantes àquelas da doença de Parkinson, que podem incluir rigidez muscular, tremores, dificuldade de equilíbrio e coordenação, alterações na fala e na marcha, além de problemas cognitivos e autonômicos.
Se acaso ocorrer algum desses sintomas, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO PARKINSONISMO ATÍPICO?
A causa exata do Parkinsonismo Atípico ainda não é completamente compreendida, pois é uma condição neurológica que apresenta sintomas semelhantes ao Parkinson, mas com causas diferentes. Sendo assim, fatores genéticos e ambientais também podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento, como:
- Mutações genéticas;
- Uso de medicamentos que interrompem a ação da dopamina;
- Lesões agudas na cabeça como as causadas em lutas de boxe, por exemplo;
- Intoxicação por metais pesados;
- Infecções cerebrais;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral).
COMO A NEUROMODULAÇÃO PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE PARKINSONISMO ATÍPICO?
A neuromodulação pode ser uma opção de tratamento para o parkinsonismo atípico ao ajudar a controlar os sintomas motores e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (rTMS), quando realizada de maneira eficaz em conjunção com os programas e atividades de reabilitação, podem produzir resultados eficientes no controle dos sintomas motores e não motores (como a depressão, ansiedade, alterações no sono, incontinência urinária).
A rTMS se utiliza da aplicação de correntes elétricas ou campo eletromagnético para modificar a atividade elétrica cerebral, aumentando ou diminuindo a excitabilidade do cérebro ou da medula e desta forma “modificando” padrões anormais de funcionamento, ativando novas redes neurais ou maximizando o funcionamento destas estruturas.
É importante ressaltar que o tratamento do parkinsonismo atípico deve ser individualizado e baseado nas necessidades e características de cada paciente, sendo fundamental consultar um profissional especializado para avaliação e orientação adequadas.
Na clínica Reabilitar você encontra uma equipe experiente e preparada para traçar o melhor programa de reabilitação com Neuromodulação não invasiva para o seu caso específico, sempre prezando pelo cuidado, profissionalismo e otimização de um tratamento multidisciplinar individualizado. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos melhorar sua qualidade de vida!