Síndrome de Guillain-Barré: saiba o que é e como ela se desenvolve
Entenda os sintomas, causas e tratamentos da Síndrome de Guillan-Barré

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma condição neurológica rara, mas grave, que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico.
Geralmente, os primeiros sinais incluem fraqueza muscular e formigamento nas extremidades, que podem evoluir rapidamente para paralisia.
Causas e sintomas
Embora a causa exata não seja totalmente compreendida, muitas vezes a síndrome surge após uma infecção viral ou bacteriana, como gripe ou zika vírus, ou até mesmo após a vacinação.
Além disso, os sintomas progridem de forma rápida, com muitos pacientes experimentando fraqueza em apenas alguns dias. A paralisia pode afetar não apenas os membros, mas também os músculos respiratórios, tornando a síndrome uma emergência médica.
Sendo assim, o diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento e evitar complicações. Exames como eletroneuromiografia e punção lombar ajudam a confirmar a condição.
Tratamento e reabilitação da Síndrome de Guillain-Barré
O tratamento da síndrome de Guillain-Barré inclui tratamentos medicamentosos que visam reduzir a resposta autoimune que ataca os nervos. Embora a maioria dos pacientes se recupere com o tempo, o processo pode ser lento, e muitos precisam de fisioterapia para recuperar a força muscular e a mobilidade.
Com a finalidade de potenciar a melhora das sequelas, um tratamento que vem se destacando é a neuromodulação não invasiva.
O tratamento com a neuromodulação não invasiva consiste em duas técnicas são elas:
- Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro, ajudando na recuperação motora ou cognitiva;
- Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) que envolve a aplicação de correntes elétricas fracas para modular a excitabilidade neuronal, facilitando a recuperação de funções.

Conhece alguém que tem a Síndrome de Guillain-Barré e precisa tratar as sequelas dessa condição neurológica? Entre em contato com o atendimento da Reabilitar Clínica e conheça nossos tratamentos.
E-mail: adm@reabilitarclinica.com.br
Atendimento por Whatsapp
Telefones para contato: (11) 93231-6000 / (11) 3539-3773